Remédios para diarreia

Veja a lista dos melhores remédios para diarreia; consulte também opções de remédios caseiros para diarreia, saiba identificar os sintomas e confira as orientações para tratar o problema

A diarreia pode ser conhecida em diferentes lugares com nomes aleatórios, mas caracteriza a eliminação das fezes na forma líquida, e pode apresentar casos na forma aguda e crônica.  Conheça mais sobre, e saiba como tratar.

Lista de remédios para diarreia

Este mal-estar é um desregulamento do intestino que acaba provocando dores de barriga, cansaço e desnutrição. Confira aqui uma lista de remédios possíveis, para acabar com esse mal.

Na bula de cada remédio é possível confirmar as suas indicações e contraindicações, assim como a base de seus componentes. No caso dos remédios que são à base de cloridato de loperamida, são remédios que possuem indicação de 2mg. Outros remédios indicados para aliviar a dor de barriga e diarreia, deverão ser ingeridos de acordo com o peso da pessoa.

Remédios para diarreia

Remédios para diarreia que podem ser encontrados em farmácia

Os remédios para tratar a diarreia são procurados geralmente para auxiliar no tratamento, diminuindo os movimentos intestinais para que não sejam tão intensos, além de baixar a febre e diminuir as dores fortes.

É possível encontrar remédios como Imosec, Enterogermina, Imodium, Racecadotrila, Avide, dentre outros, para acabar com a diarreia.

Remédios para diarreia caseiros

Existem pessoas que preferem os remédios caseiros para tratar a diarreia, pois dependendo do organismo pode realmente fazer efeito de uma forma mais eficaz, trazendo o alívio necessário. Alguns desses remédios são:

  • Chá de camomila;
  • Arroz integral, fonte de fibra para eliminar as bactérias;
  • Água de arroz;
  • Infusão de mirtilo ou amora-preta;
  • Leite e canela;
  • Sopa de cenoura.

Remédios para diarreia infantil

As crianças também podem desenvolver um quadro de diarreia, e quando você passar por isso com seu filho, ou alguma criança que esteja na sua responsabilidade, é importante saber qual remédio dar para criança com diarreia.

Você pode dar o Floratil, ou ainda o floralyte. Mas independente do remédio, não esqueça de dar bastante água para a criança para hidratar ao máximo.

O que pode provocar diarreia

Causada por vários fatores, não existe uma única causa que desenvolve na pessoa um quadro de diarreia. Pode ser por uma alergia por exemplo, vírus, bactérias e outros parasitas que seinstalam no organismo fragilizado, causando uma inflamação aguda, comprometendo os órgãos do sistema gastrointestinal.

Você pode conferir abaixo quais são as possíveis causas que podem estar relacionadas com o aparecimento desse mal.

  • Utilização de laxantes;
  • Alergia alimentar;
  • Ansiedade extrema;
  • Doença de Crohn;
  • Colites ulcerosas;
  • Doença celíaca;
  • Síndrome do intestino irritável;
  • Intolerância à lactose;
  • Câncer intestinal;
  • Distúrbios hormonais;
  • Intoxicação alimentar;
  • Infecções virais.

Caso você consiga identificar o principal sintoma da diarreia, é possível realizar um tratamento também para esta causa, para que esta doença não volte a aparecer e causar males ainda piores.

Quais são os sintomas de diarreia

Confira abaixo quais são os principais sintomas da diarreia. Caso esteja com algum desses o mais indicado pode ser realizar uma consulta com especialista, pois muitos dos remédios são vendidos apenas com a apresentação de uma receita médica. Os principais sintomas da diarreia são:

  • Dores abdominais;
  • Fezes frequentes e líquidas;
  • Febre de 38º;

A febre nesses casos pode ser sinal de infecção bacteriana.

  • Vômito.

Quais são os tipos de diarreia

São dois os tipos de diarreia que pode ser identificada, e geralmente a diferenciação entre elas poderá depender do tempo de duração dos sintomas. A diarreia aguda causada por uma bactéria, parasita ou alergia alimentar poderá durar até uma semana.

Quando o quadro de diarreia ultrapassa esse período de duração, o mais indicado é realizar uma consulta médica, pois esse quadro poderá ser caracterizado como Diarreia Crônica, indicado a doença de Crohn, que poderá durar dentre 3 a 4 semanas. A diarreia crônica, ainda pode apresentar 9 cassificações como, osmótica, secretória, inflamatóriaa, motora, mista, mole, aguada, com torções ou ainda sem torções.

Qual é o tratamento para diarreia

A principal forma de tratar esta doença é a ingestão de líquidos, como água, chás e até mesmo isotônicos que são compostos de sais minerais, para auxiliar na hidratação do organismo.

No caso de uma consulta médica, o especialista poderá indicar diversos remédios que irão auxiliar no controle do intestino, e reposição da flora intestinal.

Como tratar diarreia com Floratil

O remédio floratil pode ser utilizado para aliviar problemas e dores intestinais, e deve ser tomado em jejum ou ainda, meia hora antes das refeições.  O consumo deve ser imediato para que o ar não altere os componentes do remédio.

Evite mastigar as cápsulas, o mais indicado é engolir por inteiro o comprimido. Para ajudar você pode tomar algum líquido. Não tome doses dobradas para que o efeito seja mais rápido, pois isso não vai acontecer e pode até mesmo trazer complicações para você.

Como tratar diarreia com Floratil

Diarreia é transmissível?

Como a diarreia pode se instalar no organismo através de vírus e bactérias, especialmente através de alimentos contaminados e até mesmo da água, é muito importante tomar cuidado com alimentos que estão fora do prazo de validade e também do local em que você pega a água para consumo.

Cuidados como ferver tanto a água como o copo ou garrafa que serão utilizados para o consumo, lavar bem frutas, verduras, legumes, e também as mãos antes dos momentos da refeição ajudam a não ter contato com a bactéria causadora da diarreia.

Em alguns casos a diarreia também pode ser transmitida pelo ar. Por isso é importante cuidar com ambientes em que fraldas sujas são deixadas, assim como em lugares abertos como por exemplo redes de esgoto, pois o vírus que foi liberado pelas vezes pode “viajar” pelo ar.

O que não comer em caso de diarreia

Quem deseja melhorar rápido da diarreia precisa evitar diversos alimentos, como por exemplo os alimentos fibrosos e cheios de gordura, ou muito temperados. Alimentos como amendoim, abacate, carnes gordurosas, biscoitos, bolachas recheadas, vinho, cerveja, chocolate e principalmente o refrigerante devem ser evitados ao longo desse período, até a recuperação completa.

O que a pessoa deve comer quando estiver com diarreia

Quando existe um caso de diarreia, a hidratação é a parte mais importante, assim como uma alimentação saudável. Pode tomar sucos, água de coco, bebidas isotônicas e claro, muita água. A pessoa que está doente pode consumir sopa de legumes, arroz, macarrão, torradas e bolacha de água e sal, maças sem casca.

Remédios para diarreia
As informações foram úteis para você? Deixe a sua opinião!

Deixe um comentário