Remédio para gases

Veja quais são as opções de remedio para gases e confira orientações para conseguir resolver esse incômodo

Remédios para gases

O que causa excesso de gases

O excesso de gases no organismo pode ser causado pelos seguintes fatores: mascar chicletes, fumar, azia, dificuldade para respirar, ansiedade e falar muito durante a refeição, pois aumenta a deglutição de ar.

Comer muito rápido ou mastigar pouco também pode causar gases, pois esse hábito dificulta o processo de digestão, sobretudo de carboidratos.

Problemas que afetem o intestino, como prisão de ventre ou intolerâncias alimentares também ocasionam o aumento de gases.

Além disso, o sedentarismo pode provocar esse fenômeno, já que a digestão das pessoas que não se exercitam com frequência é mais lenta.

O uso de medicamentos como antibióticos é outro fator que pode provocar esse problema, já que agem diretamente na flora intestinal, assim como o uso de medicamentos para diabetes.

Alguns alimentos, como fibras e carboidratos (fermentam muito durante o processo de digestão) e proteínas ou alimentos gordurosos (sua digestão demora mais tempo) também podem provocar gases.

Remédio para gases

Qual é o tratamento para gases

O tratamento dos gases é feito com a adoção de algumas medidas. Uma delas é evitar alimentos e condições que facilitem o aumento exagerado no organismo.

Por exemplo, é importante deixar de mascar chicletes, comer em pequenas porções, não falar durante as refeições e se exercitar com frequência.

Aqui, caminhadas de 15 a 20 minutos podem ajudar, já que essa atividade estimula o funcionamento do intestino.

Além disso, fazer massagens abdominais causam alívio no incômodo. As melhores são as que compreendem movimentos circulatórios da direita para a esquerda, durante cinco a dez minutos.

Como usar remédio para gases Luftal

Encontrado em gotas, o medicamento Luftal deve ser utilizado da seguinte maneira. Inicialmente, é preciso agitar o produto antes de consumir o medicamento.

Suas gotas podem ser aplicadas diretamente na boca ou diluídas em água ou outro alimento.

A posologia do Luftal varia de acordo com a idade do paciente. No caso das crianças, por exemplo, o recomendável é dar de três a cinco gotas, três vezes ao dia.

Para menores até 12 anos, devem ser administradas de cinco a dez gotas de Luftal, três vezes ao dia. Já para as pessoas acima de 12 anos e adultos, o recomendado são 13 gotas do produto, três vezes ao dia.

O remédio costuma fazer efeito entre dez a 30 minutos após sua ingestão, e age no estômago e intestino, diminuindo a tensão dos líquidos digestivos e levando o corpo a expelir as bolhas que estão causando os gases.

Como usar remédio para gases Simeticona

A simeticona deve ser administrada por via oral, e sua posologia varia de acordo com a idade do paciente e a apresentação que está sendo consumida.

Simeticona para gases comprimido

Para o uso da simeticona em comprimidos, a recomendação é ingerir um comprimido três vezes ao dia, durante as refeições.

Simeticona para gases gotas

Já o remédio em gotas deve ser ministrado desta forma. Em crianças e lactantes, o recomendado são de quatro a seis gotas, três vezes ao dia. Para os menores até 12 anos, devem ser dadas de seis a 12 gotas, três vezes ao dia.

Os maiores de 12 anos e adultos devem tomar 16 gotas, três vezes ao dia. Essas gotas podem ser dadas diretamente na boca ou diluídas em água ou outro alimento.

Como usar remédio para gases Buscopan

O Buscopan, para gases, deve ser fornecido sempre para os maiores de 12 anos, em uma dosagem de uma a três cápsulas, três vezes ao dia, sempre respeitando o intervalo mínimo de quatro horas.

Quais remédios são bons para gases e barriga inchada

Em caso de gases e barriga inchada os remédios mais recomendados são: dimeticona, simeticona, carvão vegetal ativado, 46 de Almeida Prado, Gotas preciosas de Beladona, Funchicol, Funchicórea, Colimil com funcho e Finocarbo.

Quais remédios são bons para gases em bebê

Como os bebês não podem tomar chás naturais para combater os gases, e quando os exercícios não eliminam toda a flatulência, pode ser necessário o uso de medicamentos.

Aqui, o mais indicado é a simeticona. A posologia indicada é de quatro a seis gotas, três vezes ao dia.

Quais remédios para gases em comprimido são bons

No tratamento dos gases, o paciente pode usar os seguintes medicamentos em comprimidos para se livrar do problema: simeticona, simeticona plus, lactase, sal de frutas, carvão ativado e diuréticos.

Remédio para gases

Remédios naturais para gases

É possível combater o excesso de gases sem recorrer a remédios de farmácia. Para isso, basta preparar alguns dos remédios caseiros que separamos aqui.

Chá de erva-doce

Com propriedades anti-espasmódicas, o chá de erva-doce ajuda a combater os gases e acabar com as cólicas provocadas pelo acúmulo no intestino.

Ingredientes

Uma colher (chá) de erva-doce e uma xícara de água fervente.

Como preparar

Adicione a erva-doce à xícara de água fervente e deixe que descanse por dez minutos. Tome o chá várias vezes ao dia, sem acrescentar açúcar.

Chá de genciana

Esse chá é outra boa pedida para combater o excesso de gases porque ajuda a regular os movimentos peristálticos e estimula a produção do suco gástrico.

Ingredientes

Um grama de raízes secas de genciana e 200 ml de água

Como preparar

Ferva primeiramente a água e depois acrescente as folhas de genciana, deixando-as em infusão por dez minutos. Beba o chá várias vezes ao dia, antes das refeições.

Chá de folha de abacateiro

Diurético, o chá da folha de abacateiro acalma o sistema gastrointestinal, elimina os gases e ajuda no tratamento de bronquite, diarreia e a eliminar cálculos renais.

Ingredientes

50 gramas de folhas secas de abacateiro e um litro de água.

Como preparar

Ferva as folhas de abacateiro por cinco minutos, coloque-as em um recipiente e deixe tampadas por dez minutos. Beba o chá de hora em hora.

Chá de cardamomo

O chá de cardamomo alivia os sintomas causados pelo excesso de gases, como o mal-estar, a fadiga e os inchaços no abdômen.

Ingredientes

Duas gramas de sementes de cardamomo e uma xícara de água fervente.

Como preparar

Coloque o cardamomo em água fervente e deixe repousar por dez minutos. Coe e beba após as refeições. É importante não exagerar nas doses de chá, porque o excesso pode provocar vômitos.

Remédio para gases
As informações foram úteis para você? Deixe a sua opinião!

Deixe um comentário