Remédio para dor de ouvido

Consulte a lista atualizada e veja indicações de remédio dor de ouvido

Remédios para dor de ouvido

Quais são os sintomas da dor de ouvido

Os sintomas da dor de ouvido costumam variar além da dor, refletindo em muitos casos o problema que ocasionou o desconforto.

Por exemplo, quando essa dor é causada por uma alergia, ela pode vir acompanhada de espirros, tosse e congestão nasal. Se é reflexo de uma infecção, o paciente pode apresentar também dor de cabeça, de garganta, tosse, espirros e febre.

No geral, a dor de ouvido apresenta como sintomas a dor na mandíbula, coceira, zumbido e vertigem.

Nos bebês e crianças, a dor de ouvido acompanha alguns sinais, como irritação e choro, o ato de esfregar ou puxar uma das orelhas, falta de apetite, problemas para dormir, dificuldade na audição e no equilíbrio, febre acima dos 38 graus, excreção de líquido no canal auditivo e mau cheiro perto do ouvido.

Remédio para dor de ouvido

Qual é o médico que trata a dor de ouvido?

A dor de ouvido é tratada pelo otorrinolaringologista, profissional com experiência em doenças que afetam os ouvidos e também a garganta.

A visita ao médico é muito importante porque, em geral, os problemas estão relacionados, e podem ter graves preocupações caso não sejam tratados corretamente.

Qual é o tratamento para dor de ouvido?

O tratamento da dor de ouvido varia de acordo com a origem e intensidade do problema.

Em boa parte dos casos, esse incidente se cura sozinho, sem que seja preciso fazer um tratamento específico. Mas, em outros casos, basta tomar as seguintes medidas.

Uma delas é o uso de medicamentos, que serão receitados pelo médico para combater a origem do problema.

Por exemplo, quando a dor de ouvido é causada por infecção bacteriana, são utilizados antibióticos. Quando não há necessidade de tratamento para a causa dessa dor, basta o uso de anti-inflamatórios e descongestionantes.

Já para quem lida com alergias, o médico pode recomendar o uso de anti-histamínicos, que ajudam a combater o problema.

Como aplicar remédio para dor de ouvido em gotas?

Algumas vezes, os médicos receitam a aplicação de medicamentos em gotas para tratar as dores de ouvido.

Nesses casos, é preciso fazer a aplicação da seguinte forma: deitar de lado, deixando a orelha inflamada para cima; Puxar essa orelha um pouco para trás e pingar as gotas prescritas.

Em seguida, é preciso tapar o ouvido com um pequeno pedaço de algodão, para que o medicamento se mantenha dentro da área, sem escorrer para fora.

Otosynalar para dor de ouvido

O Otosynalar é um medicamento utilizado para o tratamento de dor de ouvido quando há a suspeita de que o problema seja causado por uma infecção bacteriana.

Por ser um produto de uso tópico, ele é encontrado em formato de gotas, que são aplicadas na orelha infeccionada, de acordo com a posologia indicada pelo médico.

Como se trata de um medicamento forte, o uso não é recomendado em mulheres que estejam grávidas ou amamentando. Em crianças, o ideal é utilizar o Otosynalar por um curto período de tempo.

Ibuprofeno para dor de ouvido

O Ibuprofeno é um medicamento que tem ação anti-inflamatória. Desta forma, ele serve tanto para adultos como para crianças para diminuir o incômodo provocado pela dor de ouvido, e é encontrado tanto em gotas quanto em comprimidos.

Aqui, ao contrário do outro remédio, é preciso tomar as gotas, e não aplicá-las no ouvido.

Apesar de ter uma formulação mais branda do que o medicamento anterior, seu uso, como o de todos os medicamentos, deve ser sempre o indicado pelo médico.

Remédios caseiros para dor de ouvido

Compressa quente

Ajuda a acalmar a inflamação provocada pela dor de ouvido. Para usar esse remédio, basta preparar uma compressa quente, mergulhando um pano limpo em água quente, torcê-lo e, então, coloca-lo na orelha que está doendo.

A compressa quente pode ser intercalada com uma compressa fria, cada uma durando 15 minutos.

Dar pulos ou tapinhas

Quando é o acúmulo de água no ouvido o causador da dor, basta dar pulos ou tapinhas no lado oposto da cabeça.

Mastigar ou bocejar

Algumas vezes, a dor de ouvido é provocada por uma diferença na pressão que os dois ouvidos estão sofrendo.

Para resolver o problema, basta fazer movimentos de mastigação, bocejar ou, ainda mascar um chiclete.

Inalar vapor

Quando a dor de ouvido é provocada por um congestionamento, a solução pode ser obtida ao inalar vapor. Essa prática drena o muco do nariz e da tuba auditiva.

Para isso, basta inalar o vapor, vindo de uma bacia de água quente, com a cabeça coberta por uma toalha. Se quiser, pode incluir óleos essenciais de eucalipto ou hortelã na água, bem como chá de folhas.

Remédio para dor de ouvido em bebês

Quando um bebê está sofrendo com dor de ouvido, o pediatra pode receitar analgésicos e antipiréticos para aliviar a dor e a febre; anti-inflamatórios, para aliviar a inflamação e antibióticos, caso a infecção seja provocada por bactérias.

Quando a dor de ouvido vem acompanha de um resfriado, o pediatra pode receitar também um descongestionante, para aliviar o acúmulo de secreções.

Quanto tempo leva para passar a dor de ouvido

A duração da dor de ouvido depende, basicamente, do que está provocando o problema e da forma de tratamento empregado.

Por exemplo, quando essa dor é desencadeada por um fator simples, ela pode desaparecer em poucos dias.

Mas, quando sua origem está relacionada a infecções ou doenças mais sérias, o término do problema depende diretamente do tempo necessário para que os medicamentos controlem a doença que está desencadeando a dor de ouvido.

Apenas quando essa doença for curada a pessoa se livrará por completo do problema.

Remédio para dor de ouvido

Média de preço para remédio para dor de ouvido

Descobrir a média de preço dos remédios utilizados para o tratamento da dor de ouvido não é uma tarefa muito simples, pois o valor cobrado varia de acordo com a composição.

Em geral, alguns como o Ibuprofeno são mais baratos, custando menos de R$ 15. Já os antibióticos podem ter um valor maior, além de necessitar de receita médica para a venda.

Deixe um comentário