Remédio para dor de cabeça

Veja a nossa lista atualizada e consulte uma relação completa de remédio dor de cabeça

Melhores remédios para dor de cabeça

Como usar remédio para dor de cabeça Dipirona

Um dos mais famosos medicamentos quando se trata de combate à dor de cabeça, a Dipirona (encontrada nas farmácias com nomes como Novalgina, Anador, Baralgin, Magnopyrol ou Nofebrin) tem ação analgésica, antipirética e espasmolítica.

Suas versões comerciais podem ser utilizadas tanto em formato de gotas, comprimidos, supositórios ou, ainda, como soluções injetáveis. O valor cobrado por esse medicamento, que varia entre R$ 2 e R$ 20, o torna extremamente atraente.

Os componentes utilizados no combate à dor costumam agir rápido, demorando de 30 a 60 minutos para que a sensação termine por completo. O medicamento permanece no organismo por até quatro horas.

A forma de uso da Dipirona varia de acordo com o modo de apresentação do produto.

No caso dos comprimidos, por exemplo, é recomendável a ingestão de uma dose entre um e dois comprimidos de 500 mg ou um comprimido de 1000 mg, até quatro vezes ao dia, sempre para adultos e adolescentes acima de 15 anos.

O comprimido efervescente, para ser consumido, precisa ser dissolvido em meio copo de água, e bebido imediatamente após o término dessa dissolução. Nessa apresentação, a dosagem recomendada é de um comprimido até quatro vezes ao dia.

Já a solução oral, de 500 mg/L, deve ser ingerida por adultos e adolescentes acima de 15 anos, com dosagem recomendada entre 20 a 40 gotas. Em crianças, o recomendado é adaptar a dosagem ao peso e idade.

Caso a opção seja pela solução oral de 50 mg/L, o ideal é o consumo de 10 a 20 mL, em uma dose única, ou até que alcance o máximo de 20 mL, quatro vezes ao dia, para adultos e adolescentes acima de 15 anos. Crianças devem seguir a regra acima.

A solução intravenosa deve ser administrada apenas sob supervisão médica.

Quais remédios são bons para dor de cabeça forte

Quando o paciente está sofrendo com uma crise de dor de cabeça muito forte, são indicados os seguintes remédios para o alívio desse sintoma: Migraliv, Naramig e Cefalium.

Quais remédios são bons para dor de cabeça de enxaqueca

Em caso de dor de cabeça provocada por enxaqueca, é necessária uma combinação diferente de medicamentos, com ação mais agressiva, para combater as dores, de intensidades diferentes.

Nesse caso, podem ser utilizados os seguintes medicamentos: aspirina, diclofenaco, ibuprofeno, kerotolac, naproxeno, dihidroergonamina, ergotamina, ergotamina e cafeína, metisergida, almotriptan, eletriptan, frovatriptan, naratriptan, rizatriptano, sumatriptano, naproxeno, zolmitriptan, dimenhidrinato, metoclopramida, proclorperazina, promethazine, trimetobenzamida, codeína, meperidina, morfina e oxicodona.

Quais remédios são bons para dor de cabeça de sinusite

A obstrução dos seios nasais, típica da sinusite, costuma provocar muita dor de cabeça. Para aliviar esse sintoma, podem ser utilizados corticoides sob a forma de sprays, que aliviam a inflamação (fluticasona, budesonida e mometasona).

Descongestionantes são outros produtos que devem ser utilizados para combater a dor de cabeça, como o Tylenol sinus e o Sinutab.

Além disso, analgésicos e inflamatórios também podem ser ingeridos, caso do ibuprofeno ou paracetamol.

Quais remédios são bons para dor de cabeça de ressaca

Além de fazer uma alimentação leve e ingerir muito líquido, para conter os efeitos do consumo excessivo do álcool, alguns medicamentos podem ajudar na ressaca do dia seguinte. São eles o Engov e o Alka-Seltzer.

Quais remédios são bons para dor de cabeça na gravidez

Durante a gravidez, as mulheres precisam tomar cuidado com os medicamentos utilizados, para que não prejudiquem o desenvolvimento do feto.

Por isso, a opção mais recomendada são as opções caseiras. Mas, caso seja preciso utilizar um remédio de farmácia, uma boa opção é o paracetamol.

Quais remédios são bons para dor de cabeça e febre

No caso da combinação entre dor de cabeça e febre, uma boa alternativa é o paracetamol, que pode ser utilizado tanto por crianças como por adultos ou gestantes.

Além deste, é possível utilizar medicamentos com cafeína, vitamina C, codeína, anti-histamínicos, além da aspirina, do ibuprofeno ou da dipirona.

Quais remédios são bons para dor de cabeça infantil

Embora rara, a dor de cabeça pode afetar as crianças. Como elas não utilizam muitos medicamentos, o mais aconselhável é que sejam empregados produtos com princípios ativos mais leves, como o paracetamol.

Contudo, a dosagem recomendada deve ser receitada pelo pediatra, para que não ocorra superdosagem.

Remédios caseiros para tratar dor de cabeça

Em alguns casos, a dor de cabeça pode ser curada apenas com o uso de remédios caseiros, sem a necessidade do emprego de drogas sintéticas. Confira alguns deles.

Tomar um copo de suco de laranja com sementes, acrescido de cinco gotas de extrato de própolis diariamente contribui para acabar com as dores. A mistura possui ação antioxidante, combatendo e prevenindo o problema.

O uso de compressas frias na cabeça, na testa ou na nuca, por um período que varia de cinco a 15 minutos reduz as dores. Nesse caso, as baixas temperaturas reduzem o diâmetro dos vasos sanguíneos.

Além dessa prática, mergulhar os pés em uma bacia com água morna com sal grosso é outro remédio caseiro que pode ser utilizado no tratamento das dores de cabeça.

Remédio dor de cabeça

Efeitos colaterais causados por remédios para dor de cabeça

Assim como todos medicamentos, tomar remédios para tratar a dor de cabeça pode trazer alguns efeitos colaterais. Saiba quais são eles e se previna caso precise utilizar alguns destes produtos e cuidado para não exagerar na dose durante uma crise de dor.

Os triptanos costumam causar sintomas como náuseas, tonturas ou fraqueza muscular.

Já a diidroergotamina traz náusea e alterações da sensibilidade nos dedos das mãos e dos pés.

Agora, se você usa produtos como o Ibuprofeno, a Aspirina e o Naproxeno por longos períodos, pode lidar com dores de cabeça, úlceras no estômago, além de outros problemas gastrointestinais.

Embora os medicamentos sejam eficazes no combate à dor de cabeça, é importante evitar a automedicação. Utilize somente os produtos receitados por seu médico e na dosagem correta, para não colocar sua saúde em risco.

Remédio para dor de cabeça
5 (100%) 1 voto

Deixe um comentário