Remédios para gripe

Veja a relação atualizada dos melhores remédios para gripe; confira também as indicações de remédios para gripe caseiros e qual o melhor tratamento para quem está gripado

Lista dos principais remédios para gripe

Cimegripe
– Resfenol
Tylenol Sinus
– Benegrip
– Rinidon
– Naldecon Dia e Noite
– Vick 44 E
– Trimedal
Paracetamol
– Coristina D
– Descongex Plus
– Previgrip
– Infludo
Alivium
Decongex
– Extrato de Propolis
– Sinudoron

Remédios para gripe

Remédios para gripe e resfriado

Doenças mais comuns da temporada de outono e inverno, a gripe e o resfriado atingem desde os bebês até os idosos, em diferentes intensidades.

O tratamento da gripe e do resfriado, em geral, é simples e envolve o uso de medicamentos para combater seus sintomas, em geral receitados em conjunto.

Quem é diagnosticado com uma gripe comum, mais leve, pode se tratar utilizando remédios como Benegrip, Cimegripe ou Naldecon, que ajudam a diminuir sintomas como dores de cabeça, coriza ou tosse.

Para o resfriado, os médicos podem receitar descongestionantes nasais (Sorine, Neosoro, Vick Vaporub ou Rinossoro são alguns deles), medicamentos para aliviar a febre e as dores no corpo (Paracetamol e Benegripe) e xaropes expectorantes (Torante, Transpulmin, Carbocisteína e Histamin).

Remédios para gripe e tosse

A tosse costuma ser uma companheira constante de quem é diagnosticado com gripe, e está presente durante toda a evolução da doença. Com diferentes intensidades e tipos (a tosse pode ser seca ou com secreção), ela desgasta, causa dores na garganta e cansaço.

Para o tratamento da gripe e tosse, os seguintes remédios podem ajudar bastante no combate desta enfermidade e de suas consequências:

Bisoltussin

Xarope indicado para o tratamento da tosse seca, que pode surgir em alguns casos de gripe. O medicamento deve ser tomado em intervalos de quatro em quatro horas ou oito em oito horas.

Notuss

Está sofrendo com tosse seca e sem catarro? Então você pode tratar  esse problema tomando o Notuss a cada 12 horas.

Vick Vaporub

A massagem no peito pode ser uma alternativa para tratar a tosse que aparece junto com a gripe. Conhecido há gerações e recomendado por muitas mães e avós, o Vick Vaporub ajuda a aliviar esse desconforto.

Para aproveitar os benefícios do produto, espalhe a pomada no peito, massageando a região, a cada três horas. Se preferir, adicione um pouco dele em água fervente e faça uma inalação.

Stodal

Quem prefere uma opção mais natural pode experimentar esse remédio homeopático. Ideal para o tratamento de tosse seca e da garganta irritada, que surgem com a gripe, deve ser tomado duas ou três vezes por dia.

Remédios para gripe e dor de garganta

Quando a gripe aparece, a dor de garganta costuma acompanhar, causando enorme desconforto para engolir e até mesmo para falar. Para tratar esses sintomas, os seguintes remédios podem ajudar:

Ibuprofeno

Ajuda no tratamento das dores, da febre e da dor de garganta comuns da gripe.

Diclofenaco

Com ação antiinflamatória, ajuda a aliviar o desconforto da dor de garganta, combatendo a inflamação causada pela gripe.

Amoxicilina

Antibiótico, é mais recomendada quando a dor de garganta sentida com a gripe é de origem bacteriana.

Nimesulida

Um dos remédios mais populares no combate à dor de garganta, ela ajuda a tratar inflamações e irritações provocadas pela gripe.

Remédios para gripe infantil

A gripe infantil costuma despertar bastante preocupação nos pais, principalmente quando afeta as crianças muito pequenas, pois pode evoluir rapidamente para doenças mais graves, como pneumonias, se não tratada adequadamente.

Para evitar o agravamento do quadro, os pais podem dar a seus filhos Paracetamol, para combater a febre alta e medicamentos antipiréticos, como a Novalgina, para diminuir a dor de ouvido que as crianças podem sentir.

Alguns xaropes, como Benegrip Multi, podem ser utilizados para descongestionar o peito da criança e ajudar na expectoração.

Remédios para gripe alérgica

Para combater a gripe alérgica, os melhores medicamentos são os antialérgtico, que ajudam a minimizar tosses com essa origem ou mesmo a gripe desencadeada como reação do corpo a algum corpo estranho.

Bons exemplo destes medicamentos são a Loratadina, a Desloratadina e a Fexofenadina.

Remédios líquidos para gripe

Quando pensamos em remédios líquidos para tratar a gripe, os xaropes vêm em primeiro lugar, porque eles ajudam a controlar a tosse, diminuem a irritação e também ajudam a expectorar as secreções armazenadas nos pulmões.

Alguns bons medicamentos líquidos que ajudam a tratar a gripe são aqueles que promovem alívio para a tosse seca (Vibral, Atossion e Vick 44E), combatem a tosse alérgica (Hixizine, Silencium e Hytós Plus) e ajudam na  expectoração (Bisolvon, Mucosolvan e Expec).

Remédios caseiros para gripe

A gripe pode ser curada também com a ajuda de remédios caseiros, que aliviam seus sintomas e aceleram a cura da doença.

Como exemplos de remédios caseiros que realmente funcionam para combater a gripe podemos destacar o chá de mel e limão (descongestiona o nariz e a garganta e melhora a respiração), o suco de laranja (contém vitamina C, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico), o alho fervido com mel e canja de galinha (não combate os sintomas, mas melhora o equilíbrio do corpo).

Por outro lado, existem alguns tratamentos que simplesmente não trazem efeito algum para o alívio da gripe, como o chá de gengibre com limão, o chá de pulmonária, o chá de equinácia, a canela diluída em água e o leite com açafrão.

Remédios caseiros para gripe

Remédios para gripe na gravidez

Durante a gravidez, as mulheres que ficarem gripadas devem evitar os remédios vendidos em farmácias, como  Naldecon ou Cimegripe, por exemplo, pois eles podem provocar atraso no crescimento e no desenvolvimento do bebê.

No entanto, para aliviar os sintomas as gestantes podem usar medicamentos a base de paracetamol e vitamina C, além de descanso e boa alimentação.

Quais os sintomas da gripe

Infecção causada por um vírus, a gripe apresenta os seguintes sintomas: febre repentina, que supera os 38 graus; tosse seca ou com catarro; dor de cabeça; cansaço; calafrios; diarreia; dor de estômago; dor de garganta; corrimento nasal; nariz entupido; espirros; perda de apetite; desidratação; rubor; falta de ar; inchaço dos gânglios e dificuldades para dormir.

Como curar a gripe

A cura para a gripe envolve cuidados simples. É necessário descanso, boa alimentação, manter-se aquecido, beber muita água, para combater a desidratação e utilizar alguns medicamentos para combater sintomas como a febre e a inflamação na garganta.

Quanto tempo leva para uma gripe ser curada

A evolução da gripe é muito rápida e a doença costuma desaparecer, em média, em uma semana. O pico dos sintomas aparece em três dias, com sua intensidade diminuindo depois desse período até que desapareçam por completo.

Diferenças entre gripe e resfriado

Embora bastante semelhantes, a gripe e o resfriado tem particularidades que permitem saber quando você foi infectado por um ou pelo outro.

Os sintomas da gripe costumam ser bastante intensos, enquanto no resfriado são mais brandos. Outro sinal que pode ajudar a distinguir as enfermidades é a presença de febre. Ela só aparece na gripe.

Além disso, a gripe costuma ser muito debilitante, enquanto o resfriado não impede que tarefas cotidianas sejam realizadas.

Remédios para gripe
As informações foram úteis para você? Deixe a sua opinião!

Deixe um comentário