Remédios para micose

Precisa da indicação de um remedio para micose? Confira as principais opções disponíveis nas farmácias

Tipos de micose de pele

Remédios para micose

Provocada por fungos, a micose pode afetar várias partes do corpo. Contudo, a pele é uma das mais afetadas, já que é o maior órgão do corpo humano e causa grande desconforto quando algo a afeta.

Por isso, é importante conhecer todos os tipos de micose de pele, para saber como identificar e tratar o problema.

Candidíase

Provocada pelo fungo Candida albicans, a candidíase pode aparecer na boca ou nos genitais, afetando homens e mulheres. Nas mulheres, é bastante comum o aparecimento da candidíase.

Contudo, a queda na imunidade, o aparecimento do diabetes, maus hábitos de higiene ou o uso de antibióticos ou corticoides podem favorecer o aparecimento do problema.

Já no caso da candidíase oral, ela é bastante comum em bebês, onde é conhecida como sapinho. As crianças nessa fase são mais suscetíveis ao fungo pois seu sistema imunológico ainda não está totalmente desenvolvido.

Adultos com a imunidade enfraquecida por gripes, doenças crônicas ou HIV também pode contrair a candidíase oral.

Pitiríase versicolor

A Pitiriíase versicolor, conhecida também como pano branco ou micose de praia, é provocada pelo fungo Malassezia furfur.

Quando infecta a pele humana, o fungo impede a região afetada de produzir melanina quando exposta ao sol, levando ao surgimento das manchas brancas que dão nome à doença.

Pé-de-atleta

O pé-de-atleta, conhecido também como frieira, é provocada pelos fungos Trichophyton, Microsporum ou Epidermophyton e afeta principalmente a região da sola do pé e no vão entre os dedos.

Tinha do couro cabeludo

A tinha do couro cabeludo, ou Tinea capitis é provocada por vários fungos e, se não tratada, pode provocar queda de cabelo, psoríase do couro cabeludo, dermatite atópica, alopecia areata e outras enfermidades que podem deixar uma pessoa sem cabelos.

Impigem

Conhecida também por tinha corporis, a Impigem pode aparecer em qualquer parte do corpo. A doença se caracteriza por uma erupção cutânea vermelha, de tom mais claro no meio.

Tipos de micose de unha

Além da pele, as unhas costumam ser afetadas pelas micoses, com diferentes graus de gravidade. Conheça os principais tipos de doenças que podem afetar a região.

Onicomicose subungueal lateral distal

Variação dos principais casos de micose de unha, a doença começa com o fungo se espalhando a partir da pele plantar e invadindo o leito da unha. As pessoas com esse tipo de micose podem apresentar unhas muito espessas ou descoladas da pele.

Onicomicose superficial branca

Menos comum, essa micose é provocada pela invasão direta do fungo na superfície da lâmina da unha. Seu principal sinal é uma placa de giz branco que surge nas unhas dos pés.

Onicomicose subungueal proximal

Incomum, nesse tipo de micose os fungos penetram na matriz da unha e acessam a parte mais profunda, deixando uma mancha branca que vai crescendo junto com a unha.

Onicomicose Endonyx

Nesse tipo de micose, a unha fica com uma coloração branco-leitosa.

Contaminação por cândida

A candidíase nas unhas aparece apenas quando a imunidade está baixa. Neste caso, a doença pode se manifestar como “unheiro”, um abscesso ou em forma de distrofia total da unha, engrossando a unha e deixando-a distorcida.

Causa paroníquia crônica com distrofia ungueal secundária

Afeta mais vezes a unha das mãos, em especial pessoas que estão sempre com as mãos molhadas ou sofrem com irritações provocadas por alérgenos.

Quem sofre dessa doença apresenta, ainda, descolamento da cutícula e sinais de infecção e inflamação na matriz da unha.

Remédios para micose

Tipos de micose na virilha

Igualmente incômoda, a micose na virilha pode provocar muita dor, sofrimento e até mesmo impedir uma pessoa de exercer bem o seu trabalho, tamanho é o desconforto provocado pela doença.

Tinea Cruris

Também conhecida como micose da virilha, essa doença é leve e, em muitos casos, inofensiva. Porém, se não tratada, ela pode se espalhar rapidamente para áreas ao redor.

Isso acontece sobretudo quando a micose aparece em locais quentes e úmidos, como a região das dobras das coxas e das nádegas. A micose é mais comum em homens e adolescentes do sexo masculino, e aparece como lesões de pele avermelhada, que provocam grande coceira.

Como tratar micose na pele com pomada

Para combater micoses de pele com pomada, o recomendável é aplicar o produto diretamente na região infectada, em uma frequência recomendada por um médico dermatologista.

A aplicação deve ser repetida sempre entre duas ou três vezes ao dia. É importante também manter a região sempre limpa e seca.

Como tratar micose com comprimido

O tratamento contra micose à base de comprimidos deve ser feito da seguinte maneira: o produto deve ser sempre ingerido por via oral, durante uma das refeições diárias, sempre acompanhado de líquido.

Caso a pessoa tome algum remédio que reduz a acidez do estômago ou se tenha dificuldades para produzir ácido estomacal, o recomendado é tomar os comprimidos do tratamento com uma bebida ácida, como refrigerantes de cola não dietético.

Esse cuidado é importante para não prejudicar a parede do estômago durante o tratamento contra as micoses e evitar que o tratamento cause mais problemas do que soluções.

Como tratar micose na unha com spray

Caso a recomendação seja para que o tratamento da micose seja feito com spray, é necessário tomar alguns cuidados antes de aplicar o produto. Certifique-se de que a unha esteja limpa e seca.

Feito isso, aplique o spray na região onde a micose foi identificada entre duas ou três vezes ao dia, e evite calçar calçados fechados ou passar muito tempo de meia quando estiver fazendo esse tratamento.

As micoses são um problema bastante incômodo, mas que tem fácil tratamento. Contudo, é importante seguir à risca as recomendações do médico. Afinal, elas tem potencial para se tornar algo muito mais sério.

Agora, se você está seguindo todas as orientações e não sente melhora, procure ajuda médica imediatamente, para que a condição não piore e você não corra o risco de perder a unha.

Remédios para micose
5 (100%) 1 voto

Deixe um comentário