Remédio para tosse

Confira a lista atualizada com o que há de melhor em remédio para tosse

Relação de remédios para tosse

O que pode provocar tosse?

A tosse pode ser provocada por uma infinidade de fatores, pois ela não é uma doença em si, e sim uma resposta a um problema mais grave que está instalado no corpo de uma pessoa. Veja o que pode desencadear episódios de tosse.

Rinite alérgica

Resposta do organismo à entrada de alérginos no corpo de uma pessoa. Essa tosse, a tosse seca, pode provocar coceira na garganta e vir acompanhada de coriza, espirros, lacrimejamento dos olhos e irritação no nariz e na boca.

Doença pulmonar obstrutiva crônica

Por obstruir as estruturas do pulmão, como os brônquios e os alvéolos, essa doença provoca tosse seca e crônica, além de chiado e aperto no peito.

Bronquite crônica

Inflamação nos brônquios que pode durar anos e provocar tosse com catarro.

Enfisema pulmonar

Doença que provoca a destruição dos alvéolos pulmonares e causa muita tosse.

Câncer de laringe ou pulmão

Essa doença provoca muita tosse, além de falta de ar, chiado nos pulmões, sangue no escarro e dor no peito. Quando na laringe, o câncer provoca tosse, rouquidão, dificuldade respiratória, dor prolongada na garganta e ferimentos que não se curam.

Asma

Nas crises, é comum ver quadros de tosse, com ou sem a produção de catarro.

Pneunomia

A infecção do tecido pulmonar provoca expectoração, tosse, febre, calafrios, falta de ar, dor no peito sempre que se respira fundo, indisposição e cansaço.

Engasgar

Aqui, a tosse é desencadeada por um corpo estranho, que se aloja na garganta e obstrui a passagem do ar. A tosse nada mais é do que uma resposta do organismo para desobstruir esse local.

Fumar

O tabagismo aumenta o muco produzido pelos brônquios, irrita as mucosas e mata as células das vias áreas, além de provocar muita tosse.

Resfriado

Essa doença provoca irritação e dor de garganta, fatores que desencadeiam uma tosse persistente, enquanto a pessoa estiver resfriada.

Gripe

Uma das enfermidades mais comuns, ela costuma vir acompanhada de tosse seca.

Sinusite

A inflamação dos seios da face pode causar excesso de muco nas narinas. Esse muco acaba escorrendo para a garganta, gerando uma tosse crônica.

Laringite

A inflamação da laringe provoca dor de garganta, rouquidão e uma tosse seca e irritante.

Doença do Refluxo Gastroesofágico

Quando persistente, essa doença desencadeia uma tosse crônica com pigarro, além de coceira na garganta.

Uso de remédios

Alguns remédios contém ingredientes que desencadeiam uma reação alérgica e, finalmente, um quadro de tosse.

Embolia pulmonar

O bloqueio de uma ou mais artérias dos pulmões, seja por gordura, ar, coágulo de sangue ou células causadoras do câncer podem causar uma tosse repentina e com sangue.

Fibrose cística

Além do acúmulo excessivo de secreção, ela pode vir acompanhada de uma tosse crônica.

Insuficiência cardíaca

Quando o coração não consegue bombear sangue o suficiente para o restante do corpo, o sangue que fica preso nos pulmões pode invadir os alvéolos, desencadeando episódios de tosse.

Remédio para tosse

O que fazer para parar de tossir

Alguns hábitos simples, além do uso de medicamentos quando necessário, podem ajudar a parar de tossir.

Por exemplo, manter a garganta hidratada, seja tomando água, sucos ou chás. Limpar as vias aéreas frequentemente também é importante para que você pare de tossir.

Umidificar a casa é outro ponto fundamental para quem parar de tossir, assim como manter os ambientes limpos e livres de poeira.

Remédio para tosse seca

No caso de tosse seca, os remédios podem ser ingeridos sob a forma de xarope, gotas ou comprimidos, agindo ou não sobre o sistema nervoso, afim de controlar a frequência e a intensidade dessas tosses, aliviando a irritação na garganta.

Como exemplo destes medicamentos podemos destacar: antux, zyplo, eritos, binelli, bisoltussin, trimedal, cloridrato de clobutinol e codeína.

Remédio para tosse com catarro

Nesse tipo de tosse, a recomendação é tomar expectorantes, que ajudem a eliminar esse excesso de secreção e torná-la mais fluida, para desobstruir as vias áreas.

Para tratamento da tosse com catarro podem ser usados os seguintes remédios: mucosolvan, sedavan, mucolin, bisolvon, bontox, xarope vic, dimetapp, fluimucil e flucistein.

Remédios para tosse alérgica

Nestes casos, além de evitar o contato com a substância que desencadeie a alergia, podem ser utilizados os seguintes remédios: histadin, clarileg, aerius, desalex ou maleato de dexclorfeniramina.

Remédios para tosse alérgica noturna

Nos episódios de tosse alérgica noturna, os medicamentos utilizados são os mesmos que citamos acima, para acabar com os episódios alérgicos.

Remédios caseiros para tosse

Para lidar com a tosse, um bom remédio caseiro é o suco de guaco com cenoura, bebida com propriedades broncodilatadoras e expectorantes.

Para prepará-lo, basta misturar cinco folhas de guaco, uma cenoura e dois ramos de hortelã no liquidificador, coar e adoçar com uma colher de mel.  Outro remédio caseiro poderoso para tratar a tosse é o xarope de cebola e alho.

Além destas duas receitas, o chá de urtiga é excelente para curar a tosse. Basta ferver 200 ml de água com uma colher de folhas de urtiga por cinco minutos, coar, deixar esfriar e beber duas xícaras por dia.

Remédios caseiros para tosse

Remédio caseiro para tosse seca

Quem está sofrendo com a tosse seca, pode preparar um bom chá de gengibre com limão. Essa bebida tem propriedades anti-inflamatórias, reduz a inflamação da garganta e descongestiona as vias aéreas, aliviando a tosse seca.

Para preparar, basta ferver 140 gramas de raiz de gengibre com meio litro de água, até que essa quantidade se reduza até metade do volume inicial. Depois, desligue o fogo, coe e acrescente o suco de dois limões. Adoce com uma colher de mel e tome uma colher desse chá a cada quatro horas, até que a tosse vá embora.

Remédios para tosse infantil

No caso das crianças, na hora de oferecer remédios para combater a tosse, consulte sempre um pediatra, pois o consumo desse tipo de produto sem prescrição pode causar graves danos à saúde.

Porém, produtos como xaropes são boas opções para descongestionar as vias aéreas.

Remédio para tosse
5 (100%) 1 voto

Deixe um comentário