Remédio para tosse seca

Se você precisa de uma indicação de remedio para tosse seca, confira algumas sugestões neste artigo

O remédio para tosse seca é fundamental para aliviar os sintomas desse problema, como irritação da garganta, falta de ar ou expectoração. O tratamento deve ser realizado conforme o tipo de tosse que o paciente vem apresentando.

O objetivo é proporcionar o alivio dos sintomas e eliminar a sua causa. No caso de tosse seca nas crianças, o medicamento deve ser receitado pelo médico pediatra de acordo com o tipo de tosse apresentada.

Lembrando que oferecer remédios para as crianças sem recomendação médica pode ser prejudicial à saúde.

Remédios para tosse seca recomendados pelos médicos

Os medicamentos mais indicados pelo os médicos para tratar da tosse seca são:

Bisoltussin

O Bisoltussin é um xarope para tosse seca sem catarro; ele pode ser tomado a cada 4 horas ou a cada 8 horas. É importante seguir a recomendação médica para ingerir este remédio.

Notuss

O Notuss é um xarope que serve para tosse seca e tosse irritante sem catarro; geralmente ele é tomado a cada 12 horas.

Cetirizina

A Cetirizina é remédio é um anti-histamínico que serve para aliviar a tosse de origem alérgica, mas só deve ser tomado com prescrição médica.

Vick Vaporub

O Vick Vaporub é o remédio para tosse seca mais popular. Trata-se de uma pomada descongestionante que ajuda no alívio da tosse. Ela pode ser usada até três vezes por dia no peito do paciente, ou pode ser adicionada na água morna para o paciente ingerir.

Stodal

O Stodal é um medicamento homeopático recomendado para tosse seca e garganta irritada; ele pode ser tomado de 2 a 3 vezes por dia.

Aviso importante

Antes de tomar qualquer remédio para tosse seca, é necessário consultar um médico, pois é importante que ele identifique se é mesmo tosse ou alguma doença mais grave como pneumonia ou tuberculose.

Remédio para tosse seca

Remédios para tosse alérgica

Para esse tipo de tosse, os medicamentos mais utilizados são os anti-histamínicos, porque eles ajudam no controle e no alivio dos sintomas alérgicos apresentados pelo o paciente.  Os mais usados pelo são:

  • Maleato de dexclorfeniramina
  • Deslorataadian
  • Loratadina

Além do uso destes medicamentos, é importante que o paciente evite ter contato com alguma substância alérgica que provoca os sintomas.

Remédios para tosse com catarro

O objetivo desses medicamentos é diminuir a expectoração e facilitar a sua eliminação para reduzir a obstrução das vias áreas, tosse e sensação de falta de ar.

Geralmente a tosse com catarro é provocada por alguma doença como gripe, asma, bronquite ou resfriado. Para este problema os remédios mais indicados são:

  • Ambroxol, conhecido comercialmente como Sedavan, Mucolin e Mucosolvan.
  • Bromexina, conhecido comercialmente como Bisolvon ou Bontox
  • Guaifenesin, conhecido também como Vick, Dimetapp ou Xarope.
  • Acetilcisteína conhecido com nomes comerciais Flucistein ou Fluimucil.

No caso de tosse com catarro, não é recomendado à pessoa tomar medicamentos antitussígenos.

Isso porque eles inibem o reflexo da tosse, que serve para liberar a expectoração que fica acumulada nas vias áreas. Se essa liberação não ocorre, o estado de saúde do paciente pode se agravar ainda mais.

Remédio para tosse seca

Quais são as causas mais comuns da tosse?

Vários problemas podem provocar tosse, mas as causas mais comuns são:

Alergia

A alergia também provoca a tosse, por exemplo, pessoas alérgicas a poeira, pelo de animais e flores podem ter irritação na garganta.

Refluxo gastresofágico

Esse tipo de refluxo também provoca a tosse seca, logo após o consumo de alimentos muito ácidos ou apimentados.

Cigarro e poluição

O fumo do cigarro e também a poluição provocam a irritação da garganta, o que pode estimular o reflexo da tosse.

Diante desse problema, é imprescindível procurar ajuda médica antes de tomar algum remédio para tosse seca, pois ela é o reflexo de alguma alteração no seu organismo. Por isso, é fundamental saber o que está acontecendo com o paciente para então começar o tratamento ideal.

Deixe um comentário