Remédio para dor de barriga

Consulte a relação atualizada e veja qual é o melhor remédio para dor de barriga indicado para cada situação

Opções de remédio para dor de barriga

Como usar remédio para dor de barriga Floratil

Além de ser empregado no tratamento de diarreias provocadas por um micro-organismo, o Floratil podem ser empregado também após o uso de antibióticos ou de fazer quimioterapia, ajudando também a restaurar a flora intestinal.

O uso do Floratil deve ser feito em jejum ou meia hora antes das refeições. As pessoas que estão utilizando antibióticos ou fazendo quimioterapia devem utilizar o medicamento antes de tomar o produto ou iniciar o procedimento.

Para que seu uso seja correto e o medicamento absorvido pelo organismo, as cápsulas devem ser ingeridas inteiras, sem mastigar, acompanhadas com água.

Contudo, crianças pequenas ou adultos com dificuldades para engolir podem abrir as cápsulas e misturar seu conteúdo em água ou no líquido contido em uma mamadeira.

Em geral, o Floratil deve ser ingerido apenas com recomendação médica, contudo em casos graves, o ideal é consumir de duas a três cápsulas, de 250 mg por dia, passando depois três dias tomando duas cápsulas de 200 mg por dia.

Para os casos menos graves, a recomendação é de que sejam ingeridas três capsulas de 250 mg no primeiro dia, duas de 200 mg no segundo dia e uma de 200 mg no terceiro dia.

O tratamento deve ser feito por três dias. Caso não haja melhora ao final de cinco dias, é essencial procurar um médico.

Remédios infantis para dor de barriga

Quando crianças ou bebês apresentam dores de barriga, os medicamentos utilizados são os mesmos dos adultos. Contudo, é preciso consultar o pediatra para que a dosagem seja adaptada de acordo com o peso e idade dessa criança.

Em geral, os medicamentos são administrados em formato de xarope ou gotas, para facilitar a ingestão.

Nesta fase, é importante aumentar a oferta de líquidos, seja água ou soro caseiro, para evitar a desidratação.

Agora, se o problema surgir em recém-nascidos, os pais não devem administrar nenhum medicamento. A criança deve ser levada ao pediatra, com aumento da frequência de mamadas ou mamadeiras.

Remédios infantis para dor de barriga

Remédios para dor de barriga na gravidez

Quando a dor de barriga surge na gravidez, é necessário ficar atenta aos medicamentos que serão utilizados, para não prejudicar o desenvolvimento do bebê.

Por isso, nesta fase, o mais recomendável é o uso de medicamentos probióticos, que ajudam a repor a flora intestinal, além de reduzir gradualmente a diarreia.

Os melhores exemplos desses produtos são o UL 250 e o Floratil. Além disso, é recomendável ingerir iogurtes naturais sem açúcar e leites fermentados, além de ingerir muito líquido ou soluções de reidratação oral.

As grávidas devem evitar ingerir medicamentos antidiarréicos, pois eles chegam até o bebê via placenta e também dificultam a saída de patógenos, tornando o quadro mais grave.

Remédios caseiros para dor de barriga

Existem ótimas opções de chás que ajudam, sem o uso de medicamentos comprados em farmácia, a combater a dor de barriga. Conheça alguns deles.

Chá de erva-doce

Com propriedades calmantes e digestivas, ajuda a diminuir a dor de barriga. Para prepará-lo, basta colocar uma colher de chá de camomila, uma colher de sopa de erva doce, quatro folhas de louro e 300 ml de água em uma panela e deixar ferver por cinco minutos. Coe e beba uma xícara de café a cada duas horas.

Chá de erva-cidreira e camomila

Essa bebida tem propriedades analgésicas, antiespasmódicas e calmantes, ajudando a aliviar a dor e o desconforto. Para preparar a bebida, basta misturar uma colher de folhas secas de camomila, uma colher de erva-doce, uma colher de folhas secas de erva-cidreira e uma xícara de água fervente e deixar a infusão descansar por 10 minutos. Coe e tome de duas a três vezes ao dia.

Chá de boldo

Essa bebida tem diversas qualidades: combate a má digestão, alivia a cólica intestinal, desintoxica o fígado e reduz os gases intestinais.Para prepará-lo, basta colocar uma colher de folhas de bolso secas picado em 150 ml de água fervente e deixar descansar por dez minutos. Tome morno de duas a três vezes ao dia, sempre depois das refeições.

Xarope de cenoura com maçã

Para preparar esse remédio caseiro, basta ferver em uma panela em banho-maria meia cenoura ralada, meia maçã raspada e cinco colheres de mel, por 30 minutos em fogo baixo. Deixe esfriar e coloque em um frasco de vidro com tampa. Tome duas colheres do xarope por dia, enquanto estiver com diarreia.

Chá preto com limão

Além de ajudar na digestão, ele combate o desconforto abdominal causado por gases ou diarreia. Para preparar a bebida, basta adicionar uma colher de chá preto em uma xícara de água fervente e depois adicionar meio limão espremido. Adoce e tome de duas a três vezes ao dia.

Remédios caseiros para dor de barriga em bebê

O chá de camomila é um excelente remédio para acalmar a dor de barriga do bebê. Caso você tenha receio de dar a bebida à criança, pode começar molhando a ponta da chupeta.

Fazer massagens na barriga e dar um banho quente podem ajudar a diminuir o desconforto.

Remédios naturais para dor de barriga

Em alguns casos, é possível tratar a dor de barriga com remédios naturais. Um deles é ingerir uma papa de banana e alfarroba, alimentos ricos em pectina e que ajudam a deixar as fezes sólidas.

O suco de maçã é outro desses remédios, já que a fruta acalma o intestino e melhora seu funcionamento. Além disso, o soro caseiro pode ajudar na hidratação.

Remédios para dor de barriga e diarreia

Quando a diarreia surge, é importante tomar remédios que interrompam o problema, como Loperamida, Racecadotril, Diasec, Diarresec e Tiorfan. Tais medicamentos ajudam a solidificar as fezes e interromper a perda de líquidos.

Remédios para dor de barriga e diarreia

Quais são as causas da dor de barriga

A dor de barriga tem diversas causas, mas a mais comum é a diarreia. Provocada por bactérias ou vírus, ela provoca a perda de líquidos.

Como tratar dor de barriga

Boa parte das dores de barriga desaparece depois de cinco dias, sendo necessário apenas repouso e reidratação. Contudo, em alguns casos, é preciso o uso de medicamentos.

Remédio para dor de barriga
As informações foram úteis para você? Deixe a sua opinião!

Deixe um comentário