Remédio para afta

Confira a lista atualizada de remédio para afta e saiba como fazer o tratamento da ferida na boca

Remédios para afta na língua

Para o tratamento da afta na língua, que consiste basicamente no alívio dos sintomas da doença e do incômodo provocado pelas feridas, um dos melhores medicamentos é o Omcilon orabase, que ajuda a diminuir o incômodo. Entretanto, a aplicação de ácido hialurônico 0,2% também pe capaz de reduzir imediatamente a dor causada pela doença.

Outros medicamentos, como o amlexanox 5%, um anti-inflamatório, que é aplicado em forma de película diretamente sobre a afta também ajuda a diminuir a dor e combater o problema.

Em casos graves, quando o número de aftas na língua é muito grande, comprometendo a alimentação e a qualidade de vida, pode ser necessário o uso de remédios como a talidomida, o dapsone e a colchicina.

Remédio para afta

Remédios para afta na boca

Para o tratamento de aftas na boca podem ser recomendados o uso de enxaguantes bucais à base de peróxido de hidrogênio, compostos que a higienizar feridas ou lesões superficiais causadas pela afta.

Quando a inflamação local está causando muito incômodo, pode ser necessário o uso de cremes, géis ou pomadas, como gingilone, ad-muc, aftine, colujet ou mud oral. Em outros casos, pode ser recomendado também o uso de medicamentos à base de benzocaína, que funcionam como anestésicos locais, diminuindo a sensibilidade na área da boca onde está a afta.

Remédio para afta na garganta

Para o tratamento das aftas na garganta, é recomendável o uso de pomadas e a adoção de alguns cuidados, como não consumir alimentos ácidos e fazer gargarejos com água morna e sal.

Nestes casos, alguns dos medicamentos recomendados são pomadas corticoides e anti-inflamatórias tópicas, como a Omcilon-A ou Gingilone ou, ainda, pomadas anestésicas, como a Xylocaina. Esses medicamentos podem ser aplicados com o dedo ou utilizando um cotonete.

Além disso, podem ser utilizados remédios para aliviar as dores da afta na garganta, como o Paracetamol ou o Ibuprofeno.

Remédios para afta no céu da boca

Quando a afta surge no céu da boca, o tratamento pode ser feito com o uso dos seguintes medicamentos: gingilone e hexomedine. Além disso, devem ser tomados cuidados no consumo de alimentos, para impedir que o problema se agrave.

Remédios para afta líquidos

Alguns casos de afta podem ser tratados com medicamentos líquidos, os enxaguantes bucais. Considerando sempre as opções sem álcool, alguns produtos como o gluconato de clorexidina podem combater o problema e ainda reduzir as dores provocadas pelas lesões.

Entretanto apenas um dentista ou o médico que esteja acompanhando o problema pode recomendar a dosagem e o produto correto, de acordo com a extensão da lesão.

Remédios para afta spray

Quando a afta está em um local de difícil acesso para a aplicação de pomadas, o tratamento da afta pode ser feito com o uso de sprays. Esse tipo de medicamento ajuda não só a aliviar as dores mais rapidamente, como também evita o risco de contaminação, já que não há o contato com a superfície onde a afta está.

Os melhores medicamentos em spray contra a afta são albocresil, Lange, gingilone, afraid, aftliv, aftine, flogoral, malvatricin spray, omcilion-A e nitrato de prata.

Remédios para afta pomada

O tratamento da afta pode ser feito com o uso de pomadas, que anestesiam e reduzem a inflamação local e são aplicados diretamente na lesão, seja com a ponta dos dedos ou com um cotonete.

Os melhores produtos para esse tipo de tratamento são ginglilone, ad-muc, aftine, colujet e mud oral.

Remédio para aftas em bebês

Nos bebês, a afta deve ser tratada com analgésicos como o Paracetamol ou o Ibuprofeno, sempre com a orientação de um pediatra. Podem ser aplicadas, ainda, pomadas. Esse tipo de medicamento tem efeito mais rápido do que os analgésicos, pois estimulam a cicatrização.

Mas, como podem ser engolidas pela criança, seu efeito passa mais rápido do que a dos remédios orais. Além disso, é necessário adotar alguns cuidados, como oferecer muito líquido à criança, de preferência em temperatura mais baixa, para que ela não fique desidratada.

Remédios caseiros para aftas

Água oxigenada

Ajuda a diminuir o desconforto provocado pela ferida. A água oxigenada por ser utilizada com a ajuda de um cotonete ou, ainda, como enxaguante bucal.

Cravinho manjericão

Ajuda no combate aos vermes, evitando que a afta se torne mais grave. Para ajudar no combate das lesões, a recomendação é que os cravinhos de manjericão sejam chupados durante todo o dia ou, ainda, seja feito um gargarejo com o chá.

Sálvia, calêndula e arnica

Ajudam a combater a inflamação provocada pela afta. Para aproveitar essas propriedades, o recomendado é fazer um chá com as plantas e bochechar a mistura três vezes ao dia.

Alfavaca sucupira

Combate a dor e os germes das aftas, reduzindo a inflamação da lesão. Aqui é necessário fazer um chá e gargarejos durante o dia. A infusão pode ser aplicada também diretamente sobre a afta, em formato de compressas.

Chá mate hidraste

Impede que a lesão se torne mais grave e também mata os germes presentes no local. Para aproveitar essas propriedades é preciso fazer uma pequena compressa com o chá e deixá-lo sobre o local onde a afta está por, pelo menos, 15 minutos, três vezes ao dia.

Guaçatonga Salão

Ajuda a combater os germes e acelerar o processo de cicatrização. Aqui, o ideal é fazer uma compressa com a planta e aplicar em cima das feridas ao menos quatro vezes ao dia.

Tanchagem

Combate a dor e os germes, ajudando a reduzir a inflamação e acelerando a cicatrização. Aqui é necessário que seja feito um chá com a planta e bochechos com o líquido, ao menos três vezes ao dia.

Remédio para afta

Bicarbonato para afta

Excelente antisséptico bucal, o bicarbonato de sódio pode ser utilizado em uma mistura com água morna ou, então, sendo preparado em uma mistura com uma pequena quantidade de água, formando assim uma pasta que é aplicada diretamente sobre a afta.

Vinagre e sal para afta

A combinação entre o vinagre e o sal cria um excelente antisséptico e um produto capaz de conter o avanço da lesão e acabar com os germes. O uso dessa combinação deve ser feito ao menos três vezes ao dia, sempre com água morna.

Remédio para afta Bismu-jet

Encontrado sob a forma líquida, o Bismu-jet age no tratamento das aftas, impedindo seu crescimento e eliminando os micro-organismos que agravam a lesão.

O segredo do seu sucesso está em seus componentes. O sulfato de neomicina, por exemplo, impede o crescimento dos micro-organismo, enquanto o tartarato de bismuto e sódio tem ação bactericida e o cloridrato de procaína age como um anestésico, aliviando a dor no local.

Para tratar a afta com esse medicamento, basta pingar uma ou duas gotas no local da afta, de três a seis vezes por dia.

Remédio para afta infantil

No caso das crianças, o tratamento da afta envolve o uso de medicamentos como o Ibuprofeno, que são mais suaves e não afetam as crianças.

Anestésicos para aftas

  • Aftine
  • Xylocaina
  • Malvatricin Spray
  • Aloclair Plus
  • Afjet
  • Aftafim
  • Bismujet

O que provoca as aftas

Afetando uma parcela considerável da população, a afta pode ser causada por inúmeros fatores, como o estresse, traumas na boca, refluxo gástrico, consumo de alimentos ácidos, uso do cigarro, mudanças hormonais, pastas de dentes ou, ainda, deficiência de vitaminas e minerais.

Como tratar aftas

Para o tratamento das aftas é importante adotar uma alimentação com produtos menos ácidos e fazer bochechos  e o consumo dos medicamentos receitados pelo médico.

Remédio para afta
5 (100%) 1 voto

Deixe um comentário